Etiquetas

,

A Real Academia Sueca de Ciências anunciou nesta segunda-feira que o prêmio Nobel de Economia 2012 será entregue a aos professores americanos Alvin Roth, da Universidade de Harvard, e Lloyd Shapley, da Universidade da Califórnia. Os pesquisadores foram laureados por desenvolverem a teoria das alocações estáveis e a prática de desenho de mercado. O algorítimo desenvolvido pela dupla ajudou a entender a relação de combinação entre a procura de estudantes por universidades e as vagas existentes, e a de pacientes por doadores de órgãos nos Estados Unidos.

Alvin Roth, que estava dormindo quando recebeu a ligação da equipe do prêmio, pois vive na Califórnia, afirmou em entrevista por telefone que ganhar um Nobel era completamente inimaginável. “É um prêmio muito esperado e merecido para o Lloyd Shapley, mas eu não estava esperando”, afirmou o economista. “Nesta manhã, certamente meus alunos prestarão mais atenção às minhas aulas”, brincou.

O prêmio de 1,2 milhão de dólares homenageia Shapley, de 89 anos, que utilizou a teoria dos jogos para comparar vários métodos de combinações e aplicá-los a situações em que a economia, normalmente, não é utilizada, como nas questões médica e educacional. “Este ano o prêmio recompensa um problema econômico central: como associar diferentes agentes da melhor maneira possível”, anunciou o comitê do prêmio.”

Anúncios